Design de serviço para o SESI/SC Viva

No segundo semestre de 2019, a DparaE realizou um trabalho de design de serviço paraprojetar o serviço consultivo do Viva + SESI/SC para que fosse relevante para as empresas e para os profissionais das URs”.

Leia o case completo em nosso blog e entenda o que é o Viva +, quais foram os maiores desafios, quem foram os stakeholders envolvidos no projeto, o que fizemos em cada fase do trabalho e os resultados alcançados.


Um dos grandes desafios em todo projeto é a implementação, e no campo do design de serviço isso não é diferente.

Inclusive grandes referências na área e um dos mais importantes eventos vêm tratando do assunto recentemente, discutindo como fazer essa entrega para o mundo real, como a Service Design Global Conference — principal evento da área e que é organizado anualmente pela Service Design Network*, que em 2018 teve sua programação totalmente voltada para a temática “Designing to Deliver”.

A SDN — Service Design Network é uma rede global e principal instituição sem fins lucrativos com experiência em design…


Você já ouviu falar sobre personas? Já pensou em utilizar essa ferramenta para projetos de arquitetura?

Nesse texto vamos explicar o que são personas, quais os benefícios de utilizar essa ferramenta e como os arquitetos podem aplicá-la na criação de seus projetos para a saúde.

O que são personas?

Personas são perfis fictícios que representam um grupo particular de pessoas, podendo ser clientes, usuários, colaboradores ou qualquer grupo que represente um stakeholder (parte interessada) de uma organização. As personas não são estereótipos, mas sim arquétipos, baseados em informações obtidas a partir de pesquisas em profundidade com pessoas existentes.


Este artigo apresenta como os conflitos executivos surgem e evoluem, como eles se resolvem, e o que podemos fazer para promover a cooperação entre as partes para sua resolução (mesmo quando as partes romperam a comunicação e não há confiança).

Dentre todas as alternativas para se resolver um conflito, que podem incluir disputas negociais, jogos de poder e até intimidação, entendemos que a melhor e mais eficiente maneira é por meio da cooperação, ou seja, através do esforço conjunto das partes no entendimento do problema, das expectativas e das restrições mútuas, tal que elas possam em conjunto buscar alternativas que as satisfaçam mutuamente.

Entendemos também que não é fácil construir uma negociação cooperada, especialmente quando há sentimentos e emoções envolvidos, ou quando já se perdeu a confiança. …


Você já ouviu/leu essa frase? De onde veio essa ideia? Será que podemos mesmo afirmar que tudo é serviço? Essa é a proposta da Lógica Dominante do Serviço, que defende que o serviço é a base das trocas das organizações, dos mercados e da sociedade.

Neste texto abordaremos o que é a Lógica Dominante do Serviço, sua perspectiva histórica e exemplos de aplicação. Também relacionaremos esse conceito com o Design de Serviço e com a filosofia de Customer Success. Quer saber? Vem com a gente!

Lógica Dominante do Serviço é uma tradução do termo em inglês Service Dominant Logic,também conhecido como SD-logic, ou ainda SDL. O termo foi defendido por Stephen Vargo e Robert Lusch em um artigo publicado em 2004, com mais de dez mil citações acadêmicas, propondo uma nova lógica para o Marketing.


As perguntas que fazemos definem as respostas que encontramos.

Quando estamos tomando uma decisão, seja em nossa empresa ou na vida pessoal, muitas vezes erramos na solução de um problema justamente porque não pensamos em que perguntas deveríamos estar nos fazendo.

Neste artigo ilustraremos esse ponto com casos práticos e proporemos algumas técnicas e uma ferramenta que podem impactar significativamente na qualidade de suas decisões.

O caso do Grupo Alpha

Consideremos, por exemplo, o caso de um grupo empresarial de sociedade fechada (chamaremos de Grupo Alpha), que possui investimentos em diferentes empresas e também em ativos imóveis (terrenos e prédios).

O problem framing

A forma…


O nosso sucesso ou fracasso, seja nos negócios ou na vida, depende em grande parte das decisões que tomamos. Quanto melhores forem as decisões, maiores são as nossas chances de sermos bem-sucedidos.

Todos nós podemos lembrar de um momento de decisão que foi fundamental em nossas vidas, que determinou quem somos hoje. A decisão sobre empreender em um novo negócio, permanecer em uma empresa ou mudar os rumos da carreira são, por exemplo, muito impactantes na vida profissional.

Se a decisão é fundamental para o nosso sucesso pessoal e para o sucesso de nossos negócios, então o que podemos fazer…


Design de serviço, ou service design, é a abordagem metodológica que a DparaE utiliza para apoio à tomada de decisão estratégica, conforme já apresentamos neste artigo. Neste texto, faremos um outro link: o uso do design de serviço para apoiar o cuidado centrado no paciente, um conceito da área da saúde que vem ganhando força nos últimos anos.

Para escrever sobre este tema com a gente, chamamos a Kelly Cristina Rodrigues, diretora executiva da Patient Centricity Consulting, especialista em experiência do paciente, profissional pioneira em trazer para o Brasil este conceito a partir de conhecimentos e vivências internacionais na Cleveland…


Apresentação

O Design de Serviço vem sendo aplicado na área da saúde em várias instituições pelo mundo. Cases como o da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic são referências bem-sucedidas e amplamente divulgadas. Neste artigo, vamos apresentar um caso realizado pela DparaE em um hospital psiquiátrico privado, localizado na Grande Florianópolis, Santa Catarina. Nesse trabalho, foi possível engajar os colaboradores do hospital para que as necessidades dos usuários do serviço fossem colocadas no centro da estratégia da organização.

Realizado entre agosto de 2017 e março de 2018 pela DparaE, foram mais de 500 horas de trabalho em 30 semanas envolvendo mais…


Entenda como a cocriação pode ajudar a gerar consenso e engajamento.

Apresentação

Uma cooperativa médica nos procurou, no final de 2017, para estudar a viabilidade de um hospital a ser construído em uma cidade no interior de Santa Catarina. Eles desejavam não apenas avaliar a viabilidade financeira do hospital, mas principalmente entender, dentre as muitas alternativas de projeto que existiam, qual seria mais adequada às expectativas de médicos, beneficiários do plano e da comunidade como um todo. Como resultados indiretos do hospital, a cooperativa esperava melhorar a qualidade de seus serviços próprios, aumentar a carteira de beneficiários, além de melhorar as condições de trabalho para os médicos cooperados.

Sobre a cooperativa médica

Localizada no interior de…

Design para Estratégia - DparaE

Trabalhamos para que o mundo e as empresas estejam em constante evolução, para que as pessoas sejam cada vez mais significativas. www.dparae.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store