O Canvas da Tomada de Decisão foi desenvolvido para estimular o pensamento racional, reduzir assimetria de informações, diminuir os vieses cognitivos e ampliar as alternativas para tornar o processo decisório mais eficiente.

O canvas foi elaborado obedecendo os princípios do Design Thinking, que fundamentou tantas outras ferramentas de gestão contemporâneas, tais como cocriação, criatividade e pensamento visual.

Benefícios da utilização do Canvas da Tomada de Decisão

Com a utilização desta ferramenta você pode esperar:

  • Melhorar a qualidade da decisão;
  • Reduzir o tempo na tomada de decisões complexas;
  • Mitigar riscos e custos de decisões erradas;
  • Facilitar a negociação de decisões difíceis e compartilhadas;
  • Aumentar o engajamento e disciplina na execução da decisão;
  • Estimular a visão sistêmica e a integração entre partes interessadas do processo decisório.

Como utilizar

O Canvas da Tomada de Decisão foi elaborado para facilitar a moderação de uma discussão em grupo. Para tanto, sugerem-se as seguintes orientações.

O Canvas da Tomada de Decisão também pode ser usado individualmente. Nesse caso, sugerimos que posteriormente dedique-se algum tempo discutindo os insights gerados com pessoas que possam auxiliar a validar, criticar e identificar alternativas ao que foi pensado individualmente.

Elementos do Canvas da Tomada de Decisão

O canvas é dividido em 4 seções:
1. Cabeçalho/Identificação;
2. Entendimento do problema;
3. Ideação de alternativas;
4. Desenho da solução.

Aprendendo e revisitando a decisão

Após a tomada de decisão, segue-se a sua implementação, quando devem ser registradas as lições aprendidas acerca do problema, do contexto e da solução proposta, pois muitas vezes é na implementação de uma solução que se verifica de fato a sua viabilidade e efetividade em resolver o problema identificado.

Se a decisão implementada não resolveu o problema de forma satisfatória, sugere-se que se volte à discussão do Canvas da Tomada de Decisão, incorporando as novas lições aprendidas e insights ao processo decisório.

O processo de tomada de decisão é iterativo, tal que à medida em que experimentamos uma determinada solução, aprendemos também sobre o problema e melhoramos a qualidade de uma nova decisão subsequente. Deve-se iterar (repetir o ciclo de análise e implementação) no processo decisório até que se chegue a uma solução satisfatória.

Ajude-nos a melhorar o Canvas

Esta ferramenta foi desenvolvida com base em pesquisas acadêmicas e na experiência prática da equipe da DparaE — conheça um pouco mais sobre nossa abordagem de Design de Serviços para tomada de decisão aqui.

Temos aplicado essa ferramenta em diferentes contextos, em diferentes organizações, para solucionar diferentes decisões, mas gostaríamos de melhorar a usabilidade dela por outras equipes e pessoas. Ficaríamos muito gratos se você pudesse nos dar algum feedback sobre essa ferramenta, especialmente se você aplicá-la em um processo decisório seu ou de sua equipe.

Ajude-nos a melhor ar— comente este post com seu feedback ou mande um email (contato@dparae.com.br)!

Baixe o template do Canvas da Tomada de Decisão.

https://dparae.com.br/material/canvas-tomada-decisao/

Template do Canvas da Tomada de Decisão

Autores

Vini de Castro
Renata Hinnig (sínteses visuais)

Trabalhamos para que o mundo e as empresas estejam em constante evolução, para que as pessoas sejam cada vez mais significativas. www.dparae.com.br

Trabalhamos para que o mundo e as empresas estejam em constante evolução, para que as pessoas sejam cada vez mais significativas. www.dparae.com.br